Versão portuguesa e prompt para imagem por
Alex P. Zinga (IA)
Trabalho de recriação a partir do persa para o Triplov, com revisão literária de Maria Estela Guedes
O canto da rola nas ruínas
Aquele palácio que rivalizava com os próprios céus,
A cujas portas vinham reis curvar-se em homenagem,
Vimos nas suas ameias e torres em ruínas uma rola pousar,
Chorando e repetindo: “Onde estão eles? Onde estão?”
Da lama ao vento
Por um tempo, na infância, fomos ao mestre
Noutro tempo, orgulhamo-nos de ser mestres;
Ouve o fim da história e o que nos aconteceu:
Vínhamos da terra e transformámo-nos em vento
Rubai nº 24
Quando a nuvem da Primavera lava o rosto da tulipa,
Levanta-te e entrega o coração à taça de vinho
Pois a relva que hoje pisas e contemplas,
Amanhã brotará da terra que restar de ti
O mantra do dia presente
No rosto da flor, a brisa do Ano Novo (Primavera) é suave e bela;
No relvado, a amada face que ilumina o coração é bela;
Do ontem que passou, nada do que digas é belo;
Sê feliz agora, não fales de ontem, pois belo é este dia!
O limite da taça
Eu, sem o vinho puro, não consigo viver;
Sem a taberna, não consigo carregar o meu próprio corpo;
Sou escravo daquele instante em que o taberneiro diz:
“Bebe mais uma taça!”… e eu já não consigo.
A única eternidade
Bebe vinho, pois a vida eterna é esta;
Este é o único fruto que colherás da tua juventude;
É o tempo das flores, do vinho e dos amigos ébrios de alegria;
Sê feliz por um instante, pois a vida é apenas isto!






